O valor da notícia

A notícia corre; a notícia voa; a notícia chega e se espalha. Assim, a notícia é o fator determinante que une, agrega e aglutina o elemento humano. A notícia, ou seja, vir a saber-se de algo novo, é o ponto culminante da transformação, da mudança nos parâmetros socias vigentes e, por assim dizer, é o que decreta a partir de seu advento os rumos a serem tomados por seus interlocutores então. Um reino não cai quando tomba o último cavaleiro mas sim quando trazendo a mensagem o portador das novas anuncia a sua queda, e se ergue um quando é declarado à todos, vida longa ao rei!

Desse modo a circulação da notícia, o fluxo da informação, é o aspecto que concorre para a própria evolução humana em todos os sentidos. O Homem é o único animal que não aprende nada se não lhe for ensinado. Um pai comunica a seu filho sobre os valores e relevâncias que terá de observar no mundo ao qual o insere, e o próprio pai, junto com todos os demais, deverá encarregar-se em disseminar o conhecimento obtido e estar ciente do que acontece a ponto na atualidade, para que possa colocar-se adequadamente diante dos fatos.

Por isso mesmo a notícia é um dos bens mais valiosos e importantes que alguém pode manejar, apesar de da mesma maneira que tantos outros recursos preciosos são mal utilizados as notícias são algo que merecem especial atenção pois o modo como lidarmos com elas pode mudar a nós mesmos.

Nos dias de hoje, na era da Informação, o compartilhamento maciço de novos conteúdos a todo tempo através de diversos canais pelo mundo, pode tornar o processo de assimilação um tanto confuso, portanto é essencial que se cuide para que comunicação seja produtiva e eficaz. De uma maneira geral um grande número de meios de informação veicula notícias abordando de forma exagerada temas e assuntos de relevância nula para o avanço comum. Uma vez que todos têm suas dificuldades no viver o mais apropriado é se orientar no sentido de divulgar e receber o que é próprio para se resolver, sanar, superar as situações. Para isso é necessário filtrar a notícia. Demasiado enfoque em tragédias, calamidades e polêmicas sem sentido pervertem a verdadeira função da notícia que longe de ser instrumento para se afligir é antes a ferramenta utilizada pelo intelecto social humano para edificar sua morada, do melhor modo, aqui neste planeta. Não que a notícia deva ser sempre agradável mas deve servir antes de tudo a um propósito construtivo e edificante. “A Reconstrução do Brasil” O que é fundamental?. Para os #caminhospara2018, sugerido pela psicóloga Luciana Guedes.