Merendeiras são premiadas por receitas em evento de valorização da profissão

O Ministério da Educação no dia 26 de outubro anunciou em um evento realizado em Brasília o nome das cinco vencedoras que concorreram ao concurso de “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”. O evento que também contou com a participação do FNDE, que significa “Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação”, celebrou a conquista de cinco merendeiras no auditório que corresponde ao Sebrae Nacional.

A competição entre merendeiras e merendeiros que foi promovida pelo FNDE, com autorização concedida pelo MEC, contou com a participação de mais de 2 mil inscritos para a fase inicial. O objetivo da competição, segundo os promotores do evento, é incentivar e valorizar o trabalho realizado por esses profissionais que se dedicam a fazer sempre o melhor para a alimentação dos alunos das escolas públicas de todo o Brasil. Ainda por meio da competição, o FNDE buscou promover a alimentação saudável para as escolas e mobilizar toda a comunidade que está em parceria com as escolas para incentivar a nutrição dos alunos.

Na região Nordeste do país, a vencedora da competição foi a merendeira Gilda Rosângela Cordeiro, que representou o estado de Pernambuco. Gilda é merendeira da Escola Estadual Juazeiro, localizada no município de Tacaratu. O prato escolhido por Gilda para a competição foi o Caldo Nordestino. Gilda, que teve como prêmio uma viagem para o Caribe e o valor de R$ 6 mil.

Já no caso da vencedora e representante da região Sul do país, Daniela Fernanda Felizardo, o prato escolhido para a competição foi o Polenteca. A merendeira da cidade de Bento Gonçalves, disse emocionada que receber o prêmio é uma gratidão muito grande para a sua profissão. Para ela, o prêmio não diz que ela é apenas uma boa cozinheira, mas que sua dedicação e amor pelos alunos fez com que ela se tornasse vitoriosa.

As demais vencedoras do concurso foram: da região Norte a merendeira Maria Cláudia F. dos Santos, que ganhou o concurso com o prato chamado de Macarronada Paraense; da região Centro-Oeste a merendeira Debora de Souza L. Ribeiro, que venceu ao apresentar o prato intitulado de Legumes ao Creme de Milho; e da região Sudeste a merendeira Luciana Aparecida Pinheiro, que venceu com o prato nomeado de Arroz Minerim.