Compras na Black Friday podem ser canceladas sem custo pelo consumidor

As promoções da Black Friday são aproveitadas pelos consumidores, porém no caso de arrependimento o cancelamento é um direito protegido por lei. Há também as possibilidades de troca e reclamações para soluções de defeitos do produtos com prazos determinados.

O Código de Defesa do Consumidor assegura que todas as compras realizadas pela internet, através de catálogos, do telefone ou diretamente em casa, tenham um prazo de cancelamento de 7 dias corridos contados a partir da data da compra como é o caso das passagens aéreas. Para poder devolver o produto, ele deve estar em boas condições e não ter sido utilizado.

A justificativa de devolução é algo desnecessário para que o cancelamento seja solicitado. A instituição recomenda que a devolução seja documentada por e mail e no caso de haver cobrança na devolução, o consumidor ter seu direito de devolução e indenização compensatória assegurados.

As empresas podem apresentar alternativas de troca do produto ou vale compra no mesmo valor do produto devolvido e não somente a devolução do dinheiro, as opções que já vêm explicadas no momento da compra.

No caso da Black Friday é muito comum ocorrer as devoluções de produtos, no caso em que as lojas virtuais vendem, porém ele acaba no estoque e a empresa acaba enviando outra mercadoria ao consumidor.

Para fazer a devolução do produto, o consumidor envia a mercadoria pelo correio e as despesas é por conta da loja, conhecido como frete reverso, se estiver dentro do prazo de sete dias do recebimento da mercadoria. Nos casos de troca do produto, os critérios variam de acordo com a política da empresa.

A lei não possui um prazo definido de entrega, porém a loja deve estipular um prazo que deverá ser cumprido. O recomendado é que o andamento seja acompanhado para que a loja seja contatada em caso de atrasos.

No caso em que o consumidor solicitar um ressarcimento do dinheiro, a empresa fica proibida de negar a solicitação.

É essencial que a troca de e mail que comprovem a data da compra e prazo sejam guardados junto de outras informações enviadas pela loja.